Sobre
O “I Seminário Internacional sobre Infâncias, Arquitetura e Cidade: territorialidades em rede” procura oportunizar a articulação de atores do campo acadêmico, profissional, dos setores público, privado e da sociedade civil, e em torno da importância das infâncias em seus territórios para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Desta maneira, estudantes, profissionais, servidores públicos, colaboradores em organizações sociais e pesquisadores da área de Arquitetura e Urbanismo, Educação, Direito, Políticas públicas, Psicologia, Geografia, Saúde pública, entre outros são esperados para este evento. O evento pretende subsidiar o aprofundamento dos estudos deste campo investigativo-científico, contribuindo para a formação de profissionais que estejam sensíveis aos nexos entre sua atuação comprometida com as distintas infâncias os espaços vividos por elas, bem como aliançar em uma rede acadêmico-profissional as mais variadas frentes atuantes no Brasil e em Portugal em torno de um projeto convergente de políticas públicas em defesa do direito pleno das crianças aos seus territórios.
Grupo Ambiente-educação
Somos o GAE, Grupo Ambiente-Educação, um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU/ UFRJ, sob coordenação da Profa. Dra. Giselle Arteiro Azevedo.
​
Enquanto grupo, desejamos aproximar a pesquisa acadêmica sobre os universos infantis da prática profissional arquitetônica e urbanística, e consequentemente, contribuir com políticas públicas que reconheçam as infâncias como co-construtoras das decisões. A partir da interlocução com diversos segmentos da sociedade, nossas ações partem da reflexão e da idealização de ambientes e espaços urbanos capazes de materializar ludicidades, contribuir com a formação cidadã e maior inclusão social.
​
Nossas premissas buscam um trabalho transdisciplinar, multimétodos e multiescalar que possibilite incorporar metodologias projetuais participativas na vida das crianças, em prol da sua autonomia e sua visibilidade nas cidades.
​
Nosso percurso de mais de 15 anos de atuação tem nos permitido apreciar a versatilidade e a inovação nos diálogos traçados em cada momento de consolidação do grupo. É o entrelace de especificidades diversas, motivações particulares e sonhos coletivos que faz de cada movimento realizado uma agitação-contribuição na busca de um maior entendimento e valorização que possibilitem transformações dentro dos universos infantis.